Páginas

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Suzanne Collins: Jogos Vorazes

Título: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
ISBN: 9788579800245
Editora: Rocco
Páginas: 397 páginas
Sinopse:Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

 Eu fui uma das milhares de pessoas que inverteu as ordens e viu o filme e primeiro e só agora tive a oportunidade de ler. Acompanhei o processo de Jogos Vorazes até virar um grande fenômeno e de tanto ler spoilers realmente acreditava saber a história. Porém , hoje é o meu dia de apresentar uma opinião concreta sobre a distopia. A história se passa em Panem, uma nação construída entre o que sobrou da América do Norte, formada por 13 distritos submetidos as rígidas leis da Capital. Essas leis totalitárias foram o motivo de um levante que durou dois dias e gerou conseqüências severas como a extinção do Distrito 13 e os Jogos Vorazes, reality show criado para reforçar a soberania da Capital colocando vinte e quatro jovens em uma arena de onde só um sairá vivo. Diante de toda essa contextualização, gosto do ritmo que autora escolheu, trazendo elementos importantes nas horas adequadas e não ‘bombardeando’ o leitor em um só capitulo e a sua escolha de dividir a estória em três blocos. Vivemos a história através do olhar de Katniss, uma menina que tomou a frente de sua família depois da morte de seu pai e surpreendeu a todos se oferecendo no lugar de sua irmã como um tributo aos jogos. Ela cresceu aprendendo a esconder suas emoções e medir cada palavra para evitar problemas . Uma parte do livro é dedicada aos preparativos para os jogos e a clara conexão entre Katniss e Peeta,  outro tributo escolhido no Distrito 12. Para sorte de nossa protagonista, ou não , ela já o conhecia. A relação entre ela e Peeta se aprofundada a cada capítulo e passa a fazer sentido as reações de Katniss, mesmo ela esboçando o avesso do que sente muitas vezes. Dentro da arena eles se deparam com diversas situações, mas é como se Katniss não conseguisse estar somente ali. É fácil notar em vários pontos ela fazendo uma comparação entre ele e Gale, o único que ela permitia que lhe conhecesse de verdade. Portanto, nesse primeiro volume da série classificaria como um triangulo amoroso indireto, pois a presença de Gale é apenas na memória da Katniss. Durante a leitura foi difícil não fazer uma comparação com o filme, mas estou muito satisfeita com essa adaptação, admiro os roteiristas e diretores por algumas escolhas. Depois de ler, compreendo o porque Jogos Vorazes virou um grande fenômeno, Suzanne Collins conseguiu despertar nossa curiosidade sobre a sociedade e contextualizou tudo de uma forma que nos faz querer devorar o livro.

2 comentários:

  1. Oi! Também fui uma das pessoas que leu o livro depois de ver o filme (como não consegui achar antes, comprei no dia da estreia quando fui ao cinema) e o o filme realmente se assemelha bastante ao livro, que foi algo que eu gostei. Se acontecer uma atrocidade como no filme de Percy Jackson eu iria ir lá pra LA matar todo mundo kk Fiquei viciada e comprei os outros dois. Em 2 semanas acabei tudo (demorou pros livros chegarem) e gostei muito. Jogos Vorazes pode não ser nem de longe minha serie preferida, mas, com certeza tem qualidade e eu apreciei bastante (:
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi! Eu também assisti primeiro o filme hahaha mas amei o livro e a adaptação. Gostei da resenha. Seguindo o blog, meu blog é novo... Se você puder seguir e votar para qual livro você quer a resenha + download em pdf eu serei eternamente grata hahaha http://ggsampaio.blogspot.com.br/ obrigado :D

    ResponderExcluir

 

Donzelas Armadas Copyright 2009 Shoppaholic Designed by Ipietoon